sábado, 15 de octubre de 2022

LISBOA MULTICULTURAL.

 


Durante la segunda guerra mundial, Lisboa se convirtió en la última puerta de embarque hacia la libertad. Durante los años de la contienda pulularon por Lisboa agentes secretos de ambos bandos, embajadores del Eje y de los Aliados, aristócratas como los incómodos duques de Windsor, estrellas cinematográficas, tropas de paso y gente corriente, arruinada tras una peligrosa huida a través de la Francia ocupada y la España franquista. La ruta de Lisboa narra impresionantes historias en las que se mezclan el heroísmo y la mezquindad con el sufrimiento de cuantos vieron su vida destrozada por la guerra.


Uma viagem pela memória árabe da capital. Os árabes... Desde o século VIII que a sua presença se fez sempre sentir entre nós. Primeiro, como conquistadores e senhores; depois, como vizinhos; mais tarde, como gente apenas tolerada ou perseguida; e por fim, como cidadãos de direito pleno. As ruas de Lisboa têm a sua marca oculta em muitos cantos, que este livro nos convida a desvendar. Uma marca que, tantas vezes de forma inesperada, ainda hoje vislumbramos num troço de muralha, da dolência de um fado, numa casa da Mouraria ou de Alfama, no sabor de um petisco. Esta é a história multissecular dos árabes de Lisboa e em Lisboa, uma história rica e nobre, tantas vezes olvidada e tantas vezes diminuída, mas que se reergue sempre, nesta cidade que preza o seu passado e o seu património. Esta é uma história de Lisboa... Uma maravilhosa viagem por uma cidade de tolerância e liberdade.


Segregação. Perseguição. Integração. É em torno destas três palavras que se construiu a história dos judeus em Portugal e em Lisboa. Uma história feita de momentos diversos e acontecimentos singulares, desde as épocas de dor e angústia até aos dias de solidariedade e de celebração. Neste livro iremos narrar essas histórias em três grandes épocas: durante a Idade Média, a Idade Moderna e nos nossos dias.


Tráiler de "Las hijas del Reich", película dirigida por Andy Goddart , estrenada en 2020. 


Para Manuela.

4 comentarios:

  1. Bonito texto e marcadores.
    Não conheço o filme.
    Bom domingo, Justa!
    🍁Maria 🍂

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.
    Acho que este filme não passou por cá. Espero que apareça em breve.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. María y Manuela, yo fui a verla al cine con mi hija y nos gustó.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Muy interesantes los mps , por lo que representan y muy buen diseño.
    Me suena de haber visto un trozo de la película en la tele y hace pocos días.
    Un abrazo

    ResponderEliminar